CURSO

CAPACITAÇÃO, FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE AGENTES DE CONTRATAÇÕES PÚBLICA E EQUIPE DE APOIO – Data: 28 a 30 de novembro e 01 e 02 de dezembro/2022 – INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Este curso visa capacitar o “Agente de Contratação Pública” de acordo com o inciso LX do art. 6º da lei 14.133/2021, na qual define agente de contratação sendo pessoa designada pela autoridade competente, entre servidores efetivos ou empregados públicos dos quadros permanentes da Administração Pública, para tomar decisões, acompanhar o trâmite da licitação, dar impulso ao procedimento licitatório e executar quaisquer outras atividades necessárias ao bom andamento do certame até a homologação, tendo em vista sua extensão e complexidade.
O curso tem ainda como objetivo, a elaboração do processo de acordo com a atualizações promovida pelo Decreto nº 10.024/2019, que regulamenta a modalidade pregão na forma eletrônica em âmbito federal, onde também prevê que Estados e Municípios, quando receberem recursos do governo federal por meio de convênios e contratos de repasse, deverão utilizar obrigatoriamente o pregão eletrônico.
Em função desta exigência, é indispensável a capacitação dos servidores que atuam na área de compras, conduzindo assim os processos de licitações de forma segura e eficiente, e assim não comprometer os recursos públicos.
Serão abordados todos os procedimentos aplicados as normas de licitações de acordo com as legislações pertinentes em conformidade com o previsto no Dec. nº 3.555/00, Lei nº 10.520/02, Dec. nº 10.024/19, Lei nº 8.666/93 e a Lei nº 14.133/21.

Explanar os principais artigos da nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133/21 – nas Contratações Públicas sancionada e publicada no Diário Oficial da União em 01 de abril de 2021.

  • Aulas expositivas;
    Slides de apresentação da temática;
  •  Exercícios práticos para fixação do conteúdo e compartilhamento de
    material didático;
  • Espaço para debate com os alunos sobre dúvidas levantadas, bem como exposição e discussão de casos práticos cotidiano dos alunos;

Agentes que atuam nas áreas de suprimentos, ordenadores de despesas, gestores, fiscais de contratos, comissões de licitação (CPL), pregoeiros e sua equipe, auditores, consultores, advogados, administradores e demais profissionais que tenham interesse no assunto.

Data: 29 a 31 de agosto e 01 de setembro de 2022
Curso Online – Transmissão ao vivo (plataforma Zoom)
Horário: Das 08h30 às 12h30

– As aulas poderão ser assistidas até 7 dias após a realização do curso.

Valor: R$ 1.150,00 (mil cento e cinquenta reais)

Para cada 3 (três) inscrições, vinculadas a mesma fonte pagadora, será disponibilizada a 4ª inscrição como CORTESIA.


– No valor do investimento, está incluso: Material didático exclusivo e certificado de conclusão do curso com validade em todo território nacional;

1. NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
– Os agentes de contratação na nova lei de licitações;
– O agente de contratação na modalidade pregão;
– A Gestão por competência: Definição do Servidor para atuar nas
diferentes etapas do ciclo de contratação;
– Plano de capacitação dos agentes de contratação; 
– Aplicação da lei e as definições que irão nortear a atuação dos agentes
de contratações;
– Contratação integrada e semi-integrada;
– A matriz de risco, o contrato de eficiência e o procedimento de manifestação de interesse – PMI;
– As modalidades de licitação na nova lei – entra o diálogo competitivo,
sai o convite e a tomada de preços, modalidades – a inversão entre julgamento e habilitação e o deslocamento do recurso;
– Modalidades – Detalhamento da Tramitação;
– Estudos técnicos preliminares;
– Termo de referência;
– Projetos básico e outros projetos;
– Os critérios de julgamento – destaque para o maior retorno econômico
– a contratação;
– Orçamento estimado e sigiloso – disposições sobre a pesquisa de
mercado;
– O julgamento e a (in) exequibilidade das propostas;
– As garantias – disposições específicas sobre o seguro-garantia;
– A divulgação das licitações – o portal nacional de compras –
obrigatoriedade de divulgação das contratações;
– Disposições sobre as compras e serviços;
– As contratações diretas – algumas das hipóteses de dispensas e
inexigibilidades de licitações;
– A duração dos contratos – a vigência de contratos de serviços e
fornecimento continuados;
– As prerrogativas da administração pública – as alterações contratuais,
– A extinção dos contratos – casos de rescisão;
– Os meios alternativos de solução de controvérsias – a conciliação, a
mediação;
 O comitê de resolução de disputas e a arbitragem;
– As regras sobre a aplicação das sanções – declaração de inidoneidade e
impedimento de licitar e contratar, a vigência da lei 14.133/20 (lei de
licitações) e das lei n.º 8.666/93, n.º 10.520/02 e n.º 12.462/2011;

2. TERMO DE REFERÊNCIA E PROJETO BÁSICO

– Conceito e funções do termo de referência e do Projeto Básico;
– Distinção entre Projeto Básico e Termo de Referência;
– A importante função do termo de referência e do projeto básico para seleção da proposta mais vantajosa;
– Competência para a elaboração do termo de referência e o projeto básico;
– Descrição do objeto;
– Especificação das características mínimas;
– Quantidades;
– Unidade de medida;
– Divisão de item/lotes – Divisibilidade do objeto – lote, grupo ou item – Parcelamento obrigatório;
– Indicação de marca;
– Pré-qualificação de marcas;
– Certificado de qualidade;
– Solicitação de amostra – Quando solicitar, considerando as modalidades
existentes;
– Responsabilidade do setor técnico ao descrever o objeto;
– Serviços e a mensuração dos resultados – IMR;
– Conta Vinculada;
– Pesquisa de preços e estimativa de valor – Planilha de valor orçado ou de
preços máximos – Faculdade ou obrigatoriedade?;
– Fontes;
– Número de orçamentos;
– Orçamentos discrepantes;
– Exigência de regularidade fiscal;
– Preço máximo x estimado;
– Aceitabilidade da pesquisa em site, in loco e por telefone;
– Procedimentos e justificativas;
– Divulgação do preço estimado;
– Peculiaridade da modalidade pregão;
– Justificativa de preços nas contratações diretas;
– Responsabilidade dos setores envolvidos na pesquisa de preços;
– Modelos padronizados de Termo de Referência e Projeto Básico da AGU;
– Definição dos prazos;

3. PREGÃO ELETRÔNICO – DECRETO Nº 10.024/2019
– Conceito;
– Princípios;
– Vedações;
– Forma de realização;
– Etapas;
– Documentação;
– Credenciamento;
– Licitante;
– Órgão ou entidade promotora da licitação
– Autoridade competente;
– Valor estimado ou valor máximo aceitável;
– Designações do pregoeiro e da equipe de apoio;
– O pregoeiro;
– A equipe de apoio;
– O licitante;
– Publicação;
– Modificação do edital;
– Esclarecimentos;
– Impugnação;
– Prazo; 
– Apresentação da proposta e dos documentos de habilitação pelo
licitante;
– A etapa competitiva será encerrada com a abertura da sessão pública;
– Horário de abertura; conformidade das propostas;
– Ordenação e classificação das propostas;
– Início da fase competitiva;
– Modos de disputa: aberto, aberto e fechado;
– Critérios de desempate;
– Negociação da proposta;
– Julgamento da proposta;
– Documentação obrigatória;
– Procedimentos de verificação;
– Intenção de recorrer e prazo para recurso;
– Autoridade competente;
– Habilitação;
– Erros ou falhas;
– Assinatura do contrato ou da ata de registro de preços;
– Impedimento de licitar e contratar;
– Revogação e anulação;
– Aplicação da dispensa eletrônica;
– Fluxograma;
– Etapa externa do pregão eletrônico – decreto 10.024/2019;

4. PLANILHA DE CUSTOS, FORMAÇÃO E PESQUISA DE PREÇOS
– Introdução;
– Fundamentação legal da pesquisa de preços;
– Função da pesquisa de preços;
– Consequências para a administração da ausência da pesquisa de preços;
– Avaliação da pesquisa de preços;
– Principais erros na realização da pesquisa de preços;
– Principais dúvidas sobre a pesquisa de preços;
– Principais passos para uma pesquisa de preços eficiente;
– Exercícios práticos, incluindo o preenchimento de planilhas de custos e formação de preços, de forma completa;

5. DISPENSA ELETRÔNICA
– Licitação como regra;
– Cotação eletrônica x dispensa eletrônica;
– Dever de licitar;
– Licitações x contratações diretas;
– Caminho das contratações;
– Competência para legislar;
– Dispensa eletrônica- o que é?;
– Fundamento legal;
– Quando utilizar;
– Vantagens da dispensa eletrônica;
– É obrigatório?;
– Tipos de transferências;
– Fracionamento;
– Fracionamento na dispensa por valor;
– Procedimento;
– Quem conduzirá?;
– Procedimentos preparatórios;
– Divulgação no sisg;
– O que é sisg;
– Procedimento;
– Fracionamento;
– Como os fornecedores são informados da dispensa eletrônica?;
– Credenciamento e participação;
– É necessário ser credenciado no sicaf?;
– Parametrização do sistema;
– Abertura e procedimento dos lances;
– Do julgamento;
– Documentação;
– Habilitação;
– Processo deserto ou fracassado?;
– Adjudicação e homologação;
– Sanções;
– Apresentação das etapas;
– Questões relevantes;

 

PALESTRANTE: PROF. NAZARENO NESI
Mestre em Gestão de Políticas Pública pela Universidade do Vale do Itajaí. Pós-graduado em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí. Pós graduado em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Pós-graduado em Licitações e Contratações Públicas pela Faculdade Ibra de Brasília. Pós-graduando em Direito Administrativo e Licitações pela Faculdade Única de Minas Gerais. Possui graduação em Administração de Micro, Pequena e Média Empresa (Tecnólogo) pela Universidade do Vale do Itajaí. Possui graduação em Administração de Empresa (Bacharel) pela Universidade do Grande Eldorados (MS). Professor convidado dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública; curso Superior de Gestão Pública à Distância da Universidade Aberta do Brasil – Instituto Federal de Santa Catarina IFSC). Professor do
Curso de Especialização em Educação para a Diversidade com Ênfase em EJA no
Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Faculdade Municipal de Palhoça,
Uniasselvi/Fadesc, Sociesc, Unisul, Uni Toledo, e outros. Pregoeiro e presidente de comissão no IFSC por vários períodos. Servidor público do quadro efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de 1976 a 2015 – com vasta experiência na área de Licitações e Contratações Públicas.
AUTOR DO LIVRO: – A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (Ed. BARAUNA, SP – 2016).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5722065732003491.

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